sexta-feira, 28 de novembro de 2014

PROJETO PIXINGUINHA, 1979

Zé Ramalho, João do Vale e Telma


O paraibano Zé Ramalho gravou seu primeiro disco em 1974: um LP duplo conceitual e de inspiração lisérgica, ao lado de Lula Cortes. Diante da repercussão zero obtida por esse trabalho, migrou para o Rio de Janeiro, onde passou a integrar a banda do pernambucanoAlceu Valença. Seu desempenho como músico e, principalmente, suas intervenções vocais durante os shows de Alceu foram chamando a atenção do público e da crítica até que em 1978 lançou o LP solo Zé Ramalho, obtendo grande sucesso através das canções Avôhai, Vila do Sossego e Chão de Giz. Em 1979 estava lançando o LP A Peleja do Diabo com o Dono do Céu,conhecendo talvez seu maior sucesso como compositor, com a canção Admirável Gado Novo. 

O nome de João do Vale faz parte da mitologia da MPB dos anos 60. Ao lado de Nara Leão e Zé Kéti, o cantor e compositor maranhense protagonizouo histórico espetáculo musical Opinião, que teve como principal sucesso uma música de sua autoria: a canção Carcará, que numa segunda fase do espetáculo foi a alavanca de Maria Bethânia para a projeção nacional. 

Outro nome do Nordeste a participar do espetáculo era a cantora alagoanaTelma, que, ligada ao samba e à bossa- nova durante a década de 60 (quandogravou um LP em homenagem a Nelson Cavaquinho, em 1964), voltava ao Brasil naquele ano de 1979, após um tempo morando na Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário