segunda-feira, 9 de julho de 2012

Novo álbum de Zé Ramalho tem rock, xote e temas exotéricos

"Disco começa no rock para descambar no regional e evoca a sonoridade dos primeiros discos do paraibano".

Produzido por Zé Ramalho com o velho parceiro Robertinho do Recife, Sinais dos Tempos começa no rock para descambar no regional e evoca a sonoridade dos primeiros discos do paraibano.

O guitarrista norte-americano Jesse Robinson, que Robertinho conheceu nos EUA, empresta uma pegada bluesy a ‘Indo com o tempo’. Já ‘Olhar alquimista’ emula a guitarra de David Guilmour no Pink Floyd, enquanto a melodia que introduz ‘Lembranças do primeiro’ remete à clássica ‘Terceira lâmina’, assim como ‘Que ainda vai nascer’ traz referências de ‘Beira-mar’.

O xote ‘Um pouco do que queria’ inaugura a segunda metade do CD, seguida pela balada ‘O começo da visão’, com sensuais vocalises de Roberta do Recife, filha do produtor. O tema místico prossegue em ‘Portal dos destinos’, forrada com uma programação hindu.

Depois da animadinha ‘Noite branca’, com o riff do mega-hit ‘Venus’ dialogando com uma sanfona, chega a ‘Rio/Paraíba’, canção que traduz a paixão do músico pela terra natal e a terra que o acolheu desde o final dos anos 1970. ‘Anúncio final’, repleta de efeitos, retoma o tom místico-nordestino para encerrar o disco, confirmando a proposta exotérica de Sinais dos Tempos.

“Eu amo a Paraíba e sempre terei saudades da minha terra”, responde Zé Ramalho ao ser perguntado por ‘Rio/Paraíba’. “A canção ‘Rio/Paraíba’ reflete essas questões, de ter que viajar de vez para uma ou para outra dessas cidades".

Sinais dos Tempos também marca a estreia do selo fonográfico de Zé Ramalho, o Avôhai Music. Isso levou o músico a decidir que, por enquanto, não fará show de lançamento do novo CD.

“Quero ver a reação desse disco no mercado”, comenta em entrevista disponível no YouTube.

Fonte: Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário