domingo, 11 de setembro de 2011

ARQUIVO: MATÉRIA DE 1987.



Zé Ramalho: dez anos de carreira com nove LPs.


Zé Ramalho comemora 10 anos de carreira, "cantando a vida". O LP Décimas de um Cantador, o nono em sua car­reira, é o reflexo de um "tra­balho árduo que nasceu do sonho de deixar o Nordeste e conquistar a cidade grande".

Místico e considerado filósofo em muitas de suas composições, Zé Ramalho admite gostar de marcar os ciclos de sua vida. "O décimo aniver­sário de carreira é uma data importante, que permite uma revisão bastante grati­ficante de todo o trabalho." Lembrar que pisou pela primeira vez no Rio, "com ins­tintos muito mais selvagens", o emocio­na. "Principalmente por me sentir vitori­oso e reconhecido. Acho que essa tran­qüilidade de poder olhar para trás e ver a importância das minhas composições me fez ficar muito mais educado em to­dos os sentidos."


Sem nunca ter se in­teressado pelo "jogo comercial que en­volve o trabalho artístico", ele explica as dificuldades enfrentadas pelos cantores e compositores para se manterem puros. "Alguém já disse que, para aprender o jogo dos ratos, é preciso aprender a jogar o jogo dos ratos. Hoje, sou muito mais de conversar, sem brigas, tudo dentro de um equilíbrio."



Festa não vai faltar para comemorar os 10 anos de carreira. Mas a mais importante delas acontecerá dia 27 de setembro, no Palácio das Artes de Belo Horizonte. "Estou super feliz, até mesmo porque fiquei sabendo que um fã entrou em acordo com a CBS para, durante quatro meses, negociar um LP produzido por ele próprio, com uma sele­ção das músicas minhas de maior suces­so, nesses 10 anos. Foi uma iniciativa pessoal desta pessoa, que acredito ser um empresário. Só a partir desses qua­tro meses a CBS assume a divulgação e distribuição do disco."



(Vilmar dos Santos)


Revista "Amiga" em 16/09/1987

Nenhum comentário:

Postar um comentário