quarta-feira, 25 de maio de 2011

Nos 70 anos de Bob Dylan, Zé Ramalho comenta paixão pelo cantor

Em depoimento ao G1, Dylan do sertão celebra 'originalidade dos gênios'.'Ele transporta desesperos e angústias do mundo para sua música', opina.


Nesta terça-feira (24), o cantor e compositor americano Bob Dylan completa 70 anos. No Brasil, nenhum músico reverenciou tanto a obra de Robert Allen Zimmerman como Zé Ramalho. O paraibano de 61 anos resumiu sua paixão em "Zé Ramalho canta Bob Dylan - Tá tudo mudando", disco lançado em 2008, no qual recria a obra de seu ídolo.


Em depoimento ao G1, Zé Ramalho conta por que Dylan não é igual aos demais. "Bem, ele é diferente por causa da sua visão como artista da sua época e contemporâneo até hoje. Ele consegue ter a originalidade dos gênios e, ao mesmo tempo, os sentimentos dos que sentem os desesperos e angústias do mundo. E ele transporta isso para sua música e poesia."


Autor de versões de Dylan como "O vento vai responder" ("Blowin in the wind"), "Mr. do pandeiro" ("Mr. tambourine man") e "Batendo na porta do céu" ("Knockin' on heaven's door"), Ramalho também define seu ídolo como "um artista diferenciado por causa da extensão e profundidade da sua obra".


"Até hoje, ele permanece como artista único na sua veia de compositor e no seu estilo de cantar/falar suas letras longas e delirantes", empolga-se o cantor.


Mesmo 30 anos antes do projeto em que regravou Dylan, o cantor já era associado ao autor de "Like a rolling stone". "Me sinto, desde o início, lisonjeado por ter sido comparado a ele como o 'Bob Dylan do sertão'. Na época do meu primeiro disco, 'Avôhai', a grande mídia se referiu a mim com esse titulo", recorda.


A linha “Zé Ramalho canta” que originou a homenagem ao seu ídolo americano continua nos próximos anos. "São artistas e autores que foram importantes para minha formação musical. Provavelmente, 'Zé Ramalho canta Beatles' será um dos próximos. Ainda gostaria de gravar homenagens ao Pink Floyd ou grandes covers do forró da minha região."


O último lançamento de Ramalho é "Caixa de Pandora", que reúne DVD ao vivo e mais CDs de sucessos, raridades e canções da MPB. O projeto mais recente de Dylan também é uma coletânea. Em 2010, foi lançada "The bootleg series Vol. 9: The Witmark demos: 1962–1964", CD duplo que contém 47 canções gravadas no pequeno estúdio da editora M. Witmark & Sons, quando Dylan tinha entre 21 e 23 anos.


Braulio Lorentz

Do G1, em São Paulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário