segunda-feira, 12 de abril de 2010

MESSIANICO E APOCALÍPTICO



" Eu tenho uma missão na terra, como cantador. Tenho que cumprir a minha sina. É a forma de ser útil e me perpetuar. Às vezes penso que estou servindo de instrumento para um criador verdadeiro. É ele quem realmente cria tudo o que canto e componho".

A declareção é de Zé Ramalho, ora lançando seu terceiro LP, intitulado justamente A Terceira Lâmina ( CBS ). Trata-se de uma produção muito caprichada, que conta com as participações especiais de Maria Lúcia Godoy, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Oberdan Magalhães, Novelli e Vital Farias, entre outros.

E, tanto nas palavras quanto nos versos de Zé Ramalho, tranparece o habitual tom messiãnico, de quem está prestes a revelar uma verdade maior ( dele próprio ou de um "criador verdadeiro", que anda ultimamente muito voga entre os paraibanos - vide "Foi Deus Quem Fez Você").

De quebra, vem também um certo tom apocalíptico. Na faixa principal, por ex., onde se sugere a iminência da 3º. Guerra Mundial: " Não sei se é uma previsão ou uma premonição de um momento em que o povo está submetido aos fazendeiros da humanidade, querendo de qualquer forma fugir da ignorãncia, apesar de estar bem perto dela".

Revista "Música" nº 50, 1981

Nenhum comentário:

Postar um comentário