terça-feira, 30 de março de 2010

Zé Ramalho o poeta dos abismos

Zé Ramalho, o Poeta dos Abismos, revela a intimidade da vida e da obra de Zé Ramalho, um dos grandes nomes dentro da MPB. A trajetória de um dos mais enigmáticos personagens já surgidos no panorama musical Brasileiro, pela primeira vez vem a público em profundidade.


A natureza do processo inspirativo, as diversas fases de sua carreira, suas origens e a herança cultural nordestina- base da sua musicalidade-, as parcerias, entrelaçadas neste depoimento inédito. A vida e a obra de Zé Ramalho se mesclam, formando um processo único e indiferenciado. “ Árdua é a tarefa do poeta abissal: tentar traduzir, através de palavras- limitadas por sua própria natureza- realidades inefáveis, dinâmicas, fluidas.


Vivencias profundas, intimas, pessoais, que encerram ao mesmo tempo um caráter coletivo e universal. Eis o que distingue o trabalho de Zé Ramalho: a capacidade de retratar a pluridimensionalidade das profundas realidades do ser, sem comprometê-las, preservando sua integralidade. Sua poesia nos conduz em uma viagem interior, em direção a camadas cada vez mais profundas da psique.


Este mergulho nas zonas abissais acaba nos levando a extratos mentais anteriores a lógica e à razão , reduto de imagens arquetipais primordiais , imagens estas que ele traduz através de símbolos multifacetados, com diferentes níveis de significação.” O livro se divide em três partes: na primeira, autobiográfica, Zé Ramalho expõe sua vida, sua trajetória e a natureza de seu processo criativo.


A segunda parte é composta de depoimentos de seus companheiros de jornada: Elba ramalho, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, etc... Na terceira parte, o autor explora o simbolismo presente na poesia de Zé Ramalho, permitindo aflorar sua natureza mais profunda e visionária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário